SINFAC-SP lança novo vídeo institucional

Produção detalha os principais aspectos históricos do fomento mercantil, repassa as conquistas da entidade para o setor e reforça a importância da busca constante pela qualidade sindical e dos profissionais.
O vídeo, cuja íntegra pode ser acessada no site do Sindicato, traz não apenas as informações sobre a estrutura e o fuos do ncionamento do SINFAC-SP e sua relação com os profissionais e associados, como também resume o histórico do fomento mercantil no Brasil e no mundo, desde seu surgimento até os dias de hoje. Em momentos de crise financeira, como a ocorrida em 2008, o factoring foi responsável por evitar o fechamento de muitas micro e pequenas empresas, conforme relembra um dos trechos do trabalho.
De acordo com a peça institucional, a atividade movimentou, em 2012, 2,132 trilhões de euros. Nas Américas, o Brasil ocupa o segundo lugar, com 23,23% do volume de operações – 42 bilhões de euros (ou R$ 136 bilhões, na cotação de 03/02/2014) -, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. No País, o setor é composto por 6,3 mil empresas constituídas, sendo 2,1 mil no Estado de São Paulo, das quais 450 são associadas ao SINFAC-SP.
O Presidente Hamilton de Brito Junior lembrou-se do trabalho abnegado e sem remuneração da diretoria, que vem se traduzindo em diversas conquistas, cujos benefícios certamente se reverterão para as empresas. O dirigente menciona ainda o planejamento estratégico, que resultou na certificação ISO 9001:2008 e na participação no Programa SEGS (Sistema de Excelência Sindical), da Confederação Nacional do Comércio (CNC), entregue pela FECOMERCIOSP.
Declarações de diversas personalidades, como os presidentes da ANFAC, Luiz Lemos Leite, e da FECOMERCIOSP, Abram Szajman, também enriqueceram o vídeo. Enquanto o primeiro contou um pouco mais sobre o fomento mercantil – dos primórdios, durante o Império Romano, há 2.500 anos, à consolidação, nos Estados Unidos, após a sua independência, ocorrida na segunda metade do século 16 -, o segundo relatou a importância da atividade para a economia e o desenvolvimento do mercado interno brasileiro.
Já os deputados federais Guilherme Campos e Laércio Oliveira reforçaram a importância da participação da entidade nas vitórias obtidas em Brasília, como a inserção de um capítulo sobre fomento mercantil no projeto do novo Código Comercial, além da inclusão de um capítulo no Estatuto da MPE, proibindo a vedação da circulação de títulos.
Os presidentes do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), José Horácio Ribeiro, e da Central Brasileira de Serviços (CEBRASSE), Paulo Lofreta, parceiros do SINFAC-SP, igualmente salientaram o sucesso do trabalho em conjunto entre as entidades.
No final do vídeo, o presidente Hamilton de Brito Junior lembrou que em poucas atividades é tão visível a função social de uma empresa. Segundo o dirigente, durante sua gestão, que irá até 2016, pretende dar continuidade às principais ações que levaram a entidade a auferir diversas conquistas nos últimos anos, como a manutenção da certificação ISO 9001:2008 e a participação nos níveis mais elevados do Programa SEGS, além de levar conhecimentos específicos aos associados por meio de cursos e palestras. “Contamos com uma classe unida e participativa para alavancar nossos objetivos”, concluiu.