Atualidades

O cenário de modernidade e profundas alterações nos produtos e serviços

O cenário de modernidade e profundas alterações nos produtos e serviços

Compreenda o que já está mudando e o que podemos fazer para acompanhar a evolução do mercado

As mudanças no mercado de crédito são estruturais, e necessitam que o empresário esteja disposto a fazer uma “reprogramação mental” para acompanhar a evolução, em especial a imposta pela agenda do BC#, ou seja, do Banco Central do Brasil extremamente focado na facilitação de novas estruturas de crédito, sem a necessidade de pesadas regras de observância.

Bom, da mesma forma que ninguém estava treinando para operar durante uma pandemia, igualmente o setor jamais esperava uma taxa básica Selic de 2% ao ano, o que pressiona ainda mais na queda das taxas praticadas, de um lado.

E de outro, existe o verdadeiro empoderamento do nosso cliente, que poderá usar, exemplificativamente:

1.A Duplicata Escritural, escriturando ele mesmo seus recebíveis e, após todos os atos de confirmação, monitoramento e etc., abrir sua agenda de duplicatas para o mercado, buscando quem pagará mais pelos seus recebíveis já “higienizados” por uma escrituradora.

2. Open Banking: Na tradução literal, open banking significa “banco aberto”, ou “sistema bancário aberto”. Esse conceito tem um princípio simples: o de que é preciso abrir o leque de opções disponíveis para o consumidor e permitir que ele tenha mais liberdade para levar suas informações financeiras para onde quiser. Então ele é o portador das suas próprias informações, usando em seu proveito, como se fosse um “cadastro positivo”, e mostrando ao mercado seu comportamento de pagamentos de títulos que realmente importam ao operador.

Outras alternativas, como:

1. A bancarização de dívida, abrindo um enorme leque de oportunidades que hoje não conseguimos alcançar, por falta de parceiros ou mesmo de confiança neste modelo já testado, substituindo carteiras inseguras (antecipações não performadas, intercompany, tranches e etc.) por operações seguras e que pode ser acompanhada de garantias reais.

2. Uso das instituições de pagamento, que é uma excelente ferramenta para comandar pagamentos/recebimentos dos nossos clientes, ou quem mais quiser usar a ferramenta, gerando uma verdadeira prestação de serviços e a possibilidade de bancarização efetiva dos desbancarizados, e o uso das contas escrow.

Não podemos esquecer do PIX – Pagamento Instantâneo, que em breve deixará o TED como ferramenta histórica, seja pelo enorme curso ou mesmo pela versatilidade de horários de transmissão, lembrando que o PIX poderá ser usando para a liquidação da duplicata escritural.

Então, desde o início do setor, quando estávamos quase engessados com a duplicata e o cheque, a velocidade das operações mudou e mudará o mercado como conhecemos, impondo a necessidade de estarmos sempre reciclando o conhecimento e as operações, para, em épocas de Selic a 2% ao ano, mantermos a competitividade e a lucratividade das nossas empresas.

A NEVES ADVOGADOS ASSOCIADOS está sempre mostrando aos seus clientes o cenário de modernidade!