Black Friday ou Natal? Chegamos aos 60 últimos dias do ano! Aumentamos ou reduzimos as operações?

Este momento do ano é extremamente crítico, sendo de excelente resultados para as empresas varijestas e sazonais, sendo momento de observarmos o mercado do nosso cliente.
E este ano temos mais um tempero para este momento de turbulência: o Black Friday, que no ano de 2018 ultrapassou as vendas de natal, invertendo e lógica e eclipsando a tradicional época de presentes.
Com esta situação inovadora, somado ao enorme sucesso do e-commerce, o Black Friday de 2018 9,7% que o evento do ano anterior.
Mas nem tudo são boas novas!
Sabemos que este momento do ano inicia a falta de capital de giro para a produção a ser entregue até o natal, e que deve ser entregue antes do natal.
E nem todos os nossos clientes estão focados em produtos ou serviços que serão consumidos naquela oportunidade e, contrário senso, para eles é chegado o momento de angústia financeira, com a baixa produção, férias de funcionários, encargos trabalhistas e fiscais, tudo com um baixíssimo faturamento.
Em momentos como este, uns choram, outros vendem lenços!
Independentemente na frase de impacto, resta ainda outro fator relevante, que em 2018 já se demonstrava bastante perigoso: as taxas, em permanente queda livre, deixando pouco ou nenhuma margem para erros.
Então observe o seu cliente, mercado, histórico, endividamento e todos os sinais que possam ser lidos, para a tomada de decisão estratégica de aumentar ou reduzir as operações, sempre lembrando que recuar não é sinal de fraqueza, e sim de estratégia.