Avaliação Tercon: FIDCs diante da crise

Por Luiz Fernando Vasconcelos, Diretor da Tercon
Em 2020 os FIDCs estão passando por um profundo “teste de fogo” num dos maiores problemas econômicos que o mundo já viu, onde toda a economia em geral e a brasileira em particular, está radicalmente afetada pela pandemia do COVID19.
Dentro desta conjuntura, a Tercon, que é gestora de aproximadamente 40% da indústria dos FIDCs multi cedente/sacado com 140 FIDCs sob gestão, fez um levantamento da situação de sua carteira.
E o resultado foi bastante tranquilizador.
Dos Fundos geridos pela Tercon, 91% tem pelo menos 50% de seu patrimônio em Quotas Subordinadas JR, e 96% com mínimo de 40% de quotas Subordinas JR.
Isso demonstra a robustez de nossa carteira, com FIDCs preparados para enfrentar a inadimplência que deverá ocorrer, e a tranquilidade e o conforto a nossos Quotistas Sêniores que esta estrutura traz.
Importante colocar que num passado recente durante a greve dos caminhoneiros, outra situação de stress, os FIDCs Tercon também se saíram muito bem.
Acreditamos que no final desse processo de adaptação e posterior recuperação do mercado, os FIDCs sairão ainda mais fortalecidos.